Revista Religião & Sociedade

Revista científica da área das Ciências Sociais criada em 1977 e editada pelo Instituto de Estudos da Religião (ISER).
ISSN: 0100-8587 | 1984-0438

ORGANIZADORES

Renata Menezes (UFRJ)
Joana Bahia
(UERJ)
Gisele Fonseca Chagas
(UFF)
Christina Vital da Cunha
(UFF)

DATA LIMITE PARA ENVIO

01 de dezembro de 2021

Neste dossiê convidamos à reflexão sobre processos de elaboração, distribuição, consumo, proibições e demais concepções e ações em torno de alimentos, que promovam a aproximação entre comida e sagrado. A comida é um tema de grande visibilidade, através da multiplicação de reality shows, programas de culinária, cursos de gastronomia, movimentos vegetarianistas e de slow food, debates sobre agroecologia e certificação, políticas públicas de nutrição e segurança alimentar e comercialização de produtos orgânicos.

No âmbito acadêmico, chama atenção o florescimento da área interdisciplinar dos Food Studies. Porém, uma zona de contato ainda pouco explorada é a interface desses campos com o sagrado, num sentido amplo. Nas mais diferentes religiões, a comida (ou sua privação) assume uma dimensão fundamental seja em termos da produção de sociabilidades e hierarquias, seja em situações rituais, relacionando-se a modos de fazer religião. Ela envolve-se também em processos de sacralização do corpo, dos seres vivos, da natureza ou em noções de doença e cura, pureza e perigo, relevantes não só entre linhagens religiosas demarcadas, mas em associação com espiritualidades difusas.

Portanto, é interesse deste dossiê reunir investigações que tratem de assuntos como tabus alimentares, sacrifícios, padrões dietários, preparações culinárias e corporais, abates religiosos e consumos rituais, patrimonializações do saber-fazer culinária religiosa, alimentação e cura (entre o físico e o espiritual) e outros temas conexos, no âmbito das ciências sociais, em que religião e sagrado, num sentido amplo, estejam associados.